Uma plataforma de demonstrações de produto ou uma "demotech" é uma ferramenta que permite a criação de demonstrações de software interativas e personalizadas, tours de produtos, orientações e tutoriais interativos adaptados às necessidades dos potenciais clientes.
Esse tipo de plataforma fornece às empresas de SaaS a capacidade de oferecer demonstrações envolventes aos prospects, para que eles possam experimentar e conhecer o produto por si mesmos antes de efetuar a compra.
Normalmente, as demonstrações de vendas acontecem em um ambiente de teste ou sandbox, eliminando o risco de queda do sistema, vazamentos de dados e outros contratempos de produto que podem levar ao fracasso da demonstração ao vivo.
Por que você precisa de uma plataforma para criar demonstração de produtos?
Sabemos que nos dias atuais uma demonstração ruim pode levar à perda de uma venda ou negociação.
Infelizmente, apesar da importância dessa etapa no processo de vendas, as formas como as empresas fazem demonstrações são bastante antiquadas. Enquanto alguns vendedores ainda usam a temida apresentação de slides para explicar seus produtos, outros realizam demonstrações de produtos ao vivo, que apresentam riscos de mostrar informações privadas ou acontecer travamentos repentinos.
Portanto, para otimizar esta parte crucial do processo, algumas ferramentas surgiram no mercado para ajudar as empresas de SaaS a criar demonstrações de produtos envolventes, personalizadas e interativas.
O que saber ao escolher uma plataforma para demonstração de produtos
Vimos que não se pode continuar fazendo demonstrações como se estivéssemos em 1995. Mas quando se trata de selecionar a plataforma de demonstração certa para sua equipe, por onde você deve começar?
Existem alguns recursos principais que quase todo software deve incluir, como a capacidade de criar demonstrações interativas que estejam protegidas contra falhas e violações acidentais de dados. Da mesma forma, eles também devem permitir que você os personalize em grande escala.
Aqui estão cinco motivos pelos quais você deve considerar a adoção uma plataforma de demonstrações de produtos no seu processo de go-to-market:
1. Foco nos Problemas do Cliente:
Em vez de apenas mostrar recursos e funcionalidades genéricas, uma abordagem a partir de um software de demonstrações interativas começa com uma compreensão profunda dos desafios e necessidades específicas de cada segmento de cliente.
Isso pode envolver a criação de cenários de uso personalizados que destacam os benefícios específicos do software para o cliente.
2. Construa um Pipeline de Vendas Mais Qualificado:
Permita que o seu prospect tenha um maior envolvimento e interatividade com o seu produto desde o início da jornada. Dar a oportunidade ao seu cliente de ter um primeiro contato com a sua solução antes de agendar uma reunião, permite que eles experimentem o software em ação, fazendo com que já identifiquem se existe aderência do seu produto com os respectivos negócios.
3. Educação do Cliente:
A plataforma de demonstração não apenas mostra o produto, mas também possibilita educar o cliente sobre como usá-lo de maneira mais eficaz e inteligente, com a criação de tutoriais e guias didáticos. Isso ajuda a reduzir as preocupações sobre a complexidade e acelera a adoção da solução pelo usuário.
4. Aceleração do Ciclo de Vendas:
Com uma demonstração interativa inteligente, os clientes em potencial podem tomar decisões mais rápido, o que pode encurtar significativamente o ciclo de vendas. O software é apresentado de forma tão convincente que os clientes veem o valor imediatamente.
5. Aumento das Taxas de Conversão:
Graças à abordagem centrada no cliente e às demonstrações altamente eficazes, as taxas de conversão aumentam. Além disso, os clientes em potencial se tornam clientes reais com mais frequência.
Em resumo, uma 'demotech' não é apenas uma plataforma de demonstração de software, mas uma abordagem estratégica para vendas B2B complexas. Ela coloca o cliente no centro do processo, foca nos resultados e agiliza o ciclo de vendas.
Se você está no negócio de softwares B2B, considerar a adoção de uma 'demotech' pode ser o impulso que sua equipe de vendas precisa para alcançar o sucesso.
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